23 de maio de 2025 5j1b3i

Nova lei de trânsito: condutores terão prazo de 30 dias para regularizar exame toxicológico periódico 2t2a3q


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/04/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h31
Ouvir: 00:00

Conforme o Contran, o condutor com exame toxicológico periódico vencido antes de 12 de abril, terá o prazo de 30 dias para a realização do exame.

*Matéria atualizada em 13/04 às 13h55 692555

Foi publicada ontem (12) no Diário Oficial da União, a Resolução 843/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que adequa a regulamentação do exame toxicológico conforme o previsto pela Lei n. 14.071/20, que entrou em vigor hoje e alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entenda o que muda com a nova lei 3v6o

A nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou não, na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a Lei 14071/20 continua prevendo a realização de um exame periódico entre as renovações. Os condutores, com idade inferior a 70 anos, devem repetir o exame com periodicidade de 2 anos e 6 meses. O exame será realizado sucessivamente, independentemente da validade da CNH.

Conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias é considerada uma infração gravíssima. A multa é de R$1.467,35, com suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame.

Exame toxicológico 64f3v

Exame realizado para detecção de consumo de substâncias psicoativas.
Como era Como ficou
Obrigatório para candidatos a habilitação ou renovação para as categorias C, D e E. O exame toxicológico continua obrigatório para condutores das categorias C, D e E para obtenção (alteração de categoria) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Os condutores com idade inferior a 70 anos deverão realizar exames a cada 2 anos e seis meses contados da data de obtenção ou validade da CNH. Independentemente da validade dos demais exames.

 

Ainda conforme a nova lei, conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias será considerada uma infração gravíssima. A multa será de R$1.467,35, com suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame.

Prazo para adequação 3j1g1a

Condutores das categorias C, D e E, que tiveram seu exame toxicológico vencido antes de 12 de abril de 2021 (entrada em vigor da nova lei) terão 30 dias para realizar novo exame, ou seja, terão até o dia 12 de maio de para regularizar sua situação. Durante este período não haverá punição, independente do exame estar vencido há mais de 30 dias (Resolução 843/21).

“Isso ocorre para que estes condutores continuem conduzindo veículos que exijam categoria C, D ou E. E, dessa forma, não sejam multados pelo artigo 165-B,do CTB”, explica Julyver Modesto, especialista em legislação de trânsito.

Como será feita a verificação do exame 95a5x

De acordo com a norma, a comprovação deverá ser feita mediante consulta à base de dados do Renach – que é o Registro Nacional das Carteiras de Habilitação. “Ou seja, não haverá a necessidade de o condutor portar o laudo do exame realizado”, esclarece Modesto.

Conforme o especialista Carlos Augusto Elias, em um dos vídeos do canal Manual do Trânsito, o próprio laboratório insere a informação no Renach.

“Todos nós condutores estamos inseridos no Renach. Toda vez que alguém faz o exame toxicológico, essas informações são inseridas nesse registro nacional. Portanto, a responsabilidade de averiguar se o condutor fez ou não o exame toxicológico intermediário é do agente de fiscalização”, conclui.

Esclarecimentos do especialista Julyver Modesto: 4p2d1k

 

Comentar Cancelar resposta f445l

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas 4a124p

Transporte de Carga

Escoamento da safra aumenta fluxo de caminhões em rodovias paranaenses 3i2135

Transporte de Carga

Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental 4rn67

Transporte de Carga

Curso de Transporte de Produtos Perigosos: capacitação essencial para a segurança e oportunidades no mercado de trabalho 5i5x3g