23 de maio de 2025 5j1b3i

Deputado pede ampliação de prazo para a regularização do exame toxicológico periódico 4m6k42


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/04/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h30
Ouvir: 00:00

Segundo o deputado, o objetivo do pedido é garantir tempo razoável para que motoristas profissionais se adequem, com segurança sanitária, às normas em vigor.

Regularização exame toxicológicoFoto: Arquivo Tecnodata.

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) apresentou requerimento para envio de Indicação ao
Ministério da Infraestrutura, sugerindo a prorrogação, por período razoável, do prazo estabelecido pela Resolução nº 691/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterada pela Resolução nº 843/21 do mesmo órgão, para a regularização do exame toxicológico periódico.

Conforme a norma, os condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E e que o vencimento do exame toxicológico periódico tenha se expirado antes de 12 de abril de 2021, foi concedido o prazo de 30 dias para a realização do exame. O prazo acaba em 12  de maio de 2021.

Justificativa 1j5x1z

Segundo o deputado, o objetivo do pedido é garantir tempo razoável para que milhares de motoristas profissionais se adequem, com segurança sanitária às normas. De acordo com ele, estamos no ápice da pandemia de Covid-19 ,que já tirou a vida de mais de 375 mil brasileiras e brasileiros.

“Conforme demanda apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), e considerando, em especial, a gravidade da atual crise sanitária, econômica e social, agravada pela pandemia de Covid-19, entende-se como adequada e necessária a ampliação do prazo concedido pelo órgão”, argumenta.


Leia também: 663i1

Dificuldade em marcar o exame toxicológico? Veja como encontrar os laboratórios credenciados pelo Denatran 2w4l68


Carlos Veras fez questão de reafirmar que é favorável à realização do exame toxicológico. “Ocorre que, diante do momento excepcional que o país atravessa, não consideramos razoável o prazo de apenas 30 dias para que milhares de motoristas profissionais se adequem à legislação e não venham a sofrer punições. Isto pode comprometer a realização do trabalho do qual retiram a renda para sustentar suas famílias”, explica.

O deputado ainda faz um alerta. 6y451s

“É preciso sinalizar que o período exíguo deve acarretar aglomerações nas clínicas onde são realizados os exames. Dessa forma, serão desrespeitadas normas sanitárias para a prevenção da disseminação do novo coronavírus”, conclui.

 

 

Comentar Cancelar resposta f445l

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas 4a124p

Transporte de Carga

Escoamento da safra aumenta fluxo de caminhões em rodovias paranaenses 3i2135

Transporte de Carga

Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental 4rn67

Transporte de Carga

Curso de Transporte de Produtos Perigosos: capacitação essencial para a segurança e oportunidades no mercado de trabalho 5i5x3g