Semáforo com sinal sonoro: quais os benefícios para pessoas com mobilidade reduzida?  e4m1w

Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal é tão importante! 4g1i6


Por Accio Comunicação

Para as pessoas com dificuldade de locomoção, cruzar uma via nem sempre é uma tarefa fácil. O semáforo com sinal sonoro é um equipamento que auxilia pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida a atravessar as vias em segurança. 

Foto: Freepik.

Esses equipamentos são instalados em ruas e avenidas onde há intenso fluxo de veículos e periculosidade. Além disso, esses semáforos especiais possuem um mecanismo que emite sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência.

Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal sonoro é tão importante!  

Como o semáforo sonoro funciona?  3v5ut

O mecanismo de sinalização sonora emite sons específicos. Ao se aproximar, a pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida pressiona a botoeira e, segundos depois, ouvirá um som que sinaliza o momento seguro para cruzar a via em segurança

Além disso, em Curitiba, capital do Paraná, o equipamento conta com a funcionalidade do cartão transporte coletivo.  

Entretanto, não é uma prioridade para o uso do sinal sonoro. Basta apenas apertar e aguardar o sinal abrir. 

“Além das botoeiras de pedestres, nós estamos instalando as câmeras nos semáforos que acompanham em tempo real o fluxo de cada via. Isso serve para melhorar o funcionamento do equipamento a cada dia,”, complementa Pedro Darci da Silva Jr, diretor de Operações da Setran de Curitiba. 

Assista ao comentário completo de Pedro Darci da Silva Jr sobre os benefícios do semáforo com sinal sonoro para pessoas com mobilidade reduzida, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. 

Sair da versão mobile