PRF alerta sobre cuidados com o transporte de objetos soltos no veículo 4626k

O transporte inadequado no interior do veículo de objetos soltos como bolsas, mochilas e outros objetos podem causar acidentes graves. c5k40


Por Mariana Czerwonka
Transporte de objetos soltos no veículo
Os locais corretos para transporte de objetos soltos são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo. Foto: Divulgação PRF.

Um grande erro que muitos motoristas cometem é o de não se atentar para o transporte de objetos deixados soltos no interior do veículo. Em razão de uma frenagem de emergência ou durante uma manobra brusca, alguns objetos soltos podem ser arremessados e atingirem o condutor, os ageiros ou partes do veículo, causando acidentes.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transporte cotidiano de bolsas, mochilas, malas, caixas e outros equipamentos representam um perigo iminente para os ocupantes do veículo se não estiverem devidamente acondicionados.

“Um objeto pesado arremessado pode ferir gravemente um dos ageiros do veículo e, em casos mais extremos, provocar mortes. Caso o motorista seja atingido, dependendo da gravidade da lesão, pode não ser possível evitar um acidente de trânsito”, alerta o órgão.

Os locais corretos para transporte de objetos soltos, de acordo com a PRF, são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo.

Dicas para acomodação de bagagens no veículo 6n75t

É fato que a bagagem, bolsas e sacolas soltas no veículo podem se tornar uma condição adversa. Além disso, podem colocar em risco a segurança no trânsito. Por esse motivo, o ideal é transportá-las no porta-malas do veículo.

O especialista Celso Alves Mariano, que é diretor do Portal do Trânsito, também faz outras recomendações de segurança.

“Não é recomendável trafegar com o veículo excessivamente carregado, pois isso afeta diretamente a forma de efetuar manobras. Além disso, pode reduzir a visibilidade do condutor e aumentar as distâncias de frenagem”, explica.

Veja dicas para acomodação de bagagens no veículo:

Sair da versão mobile