Detrans do Brasil participam de Missão Internacional sobre inovação no trânsito na Estônia, Finlândia e Suécia 123j1x
Detrans participam de uma imersão em inovação e tecnologia aplicada à gestão do trânsito na Estônia, Finlândia e Suécia. 4j3964

O Estônia Hub, em parceria com a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizará, entre os dias 11 e 17 de maio de 2025, uma Missão Internacional que levará presidentes e representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do Brasil, além da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), para uma imersão em inovação e tecnologia aplicada à gestão do trânsito na Estônia, Finlândia e Suécia.
A missão tem como objetivo promover o intercâmbio de boas práticas e soluções tecnológicas adotadas por países reconhecidos por seus sistemas de trânsito eficientes e digitalizados. Durante a programação, os participantes visitarão órgãos de trânsito, centros de inovação e empresas especializadas, além de participarem de workshops e reuniões com especialistas locais.
“A Missão Internacional dos Detrans representa um o estratégico para que possamos alinhar o Brasil às melhores práticas globais em inovação e tecnologia voltadas ao trânsito. Visitar países que são referência em mobilidade urbana, segurança viária e transformação digital nos serviços públicos tem como meta trazer soluções modernas, eficientes e sustentáveis, que possam ser adaptadas à realidade brasileira. Isso fortalecerá a atuação dos Detrans como protagonistas na construção de um trânsito mais seguro, inteligente e ível para todos os cidadãos”, destaca Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).
Serviços dos Detrans e inovação h5g3r
A missão também visa fortalecer a cooperação internacional e ampliar o conhecimento dos dirigentes sobre políticas públicas eficazes. Assim, contribuindo para a modernização e melhoria dos serviços prestados pelos Detrans em todo o país. “Essa imersão é uma oportunidade única para que os gestores brasileiros conheçam de perto experiências bem-sucedidas em mobilidade urbana, segurança viária e digitalização de serviços. Nosso objetivo é inspirar e fomentar a implementação de projetos inovadores. Ou seja, para que possam ser adaptados à realidade do Brasil”, afirma Raphael Fassoni, CEO do Estônia Hub.
Além das equipes dos Detrans, a iniciativa conta com o apoio de empresas líderes do setor, como Valid, Thomas Greg & Sons, Tecnobank e Zapay, que contribuem com soluções tecnológicas e expertise para a modernização dos serviços de trânsito no Brasil.
A programação abordará temas como digitalização de serviços, segurança viária, mobilidade urbana e integração de sistemas. A presença de empresas parceiras reforça o compromisso com a inovação e a busca por soluções que sejam possíveis de adaptar ao contexto nacional.
“Essa colaboração é fundamental para o desenvolvimento de projetos que visem à melhoria do trânsito e dos serviços prestados à população”, reforça Raphael Fassoni.
A participação da SENATRAN também contribui para alinhar as experiências internacionais às diretrizes e políticas nacionais de trânsito. Dessa forma, fortalecendo a articulação entre os níveis federal e estadual.
A missão representa um o importante na construção de um trânsito mais seguro, eficiente e tecnológico, alinhado às melhores práticas internacionais.