25 de maio de 2025 4q6b4c

Reviravolta: Câmara derruba volta do DPVAT 6a5i6a

Se a proposta for confirmada pelos senadores e sancionada por Lula, não haverá a volta da cobrança do DPVAT, que agora seria SPVAT. 422k1t


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/12/2024 às 20h41
Ouvir: 00:00
volta DPVAT
DPVAT era usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Foto: framarzo para Depositphotos

Terminou agora há pouco a votação na Câmara dos Deputados do projeto de corte de gastos que impõe travas para o crescimento de despesas com pessoal assim como para incentivos tributários, se houver déficit primário. O texto também permite o uso de superávit de quatro fundos para pagar a dívida pública por seis anos (2025 a 2030). Além disso, após novo acordo do governo foi incluída na proposta a revogação do seguro obrigatório, o antigo DPVAT.

O que aconteceu 4o2761

A liderança do governo na Casa decidiu apresentar proposta para derrubar a volta do seguro obrigatório de veículos terrestres, o DPVAT, que agora aria a se chamar SPVAT. De acordo com informações, a derrubada do novo DPVAT foi um dos principais embates entre deputados. O texto-base foi aprovado sem o artigo que revogava a lei que recriou o DPVAT. O trecho foi incluído novamente após um acordo do governo com as lideranças da Casa.

“Nós conseguimos levar de volta o cancelamento do DPVAT, até porque os governadores não estavam encaminhando a lei que nós aprovamos aqui de reintrodução do DPVAT”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

Durante o governo anterior, houve a suspensão do pagamento do DPVAT por haver fundo suficiente para manter o pagamento das indenizações. O fundo, no entanto, acabou e com isso cessaram as indenizações. Neste ano, depois de mobilização da equipe econômica do Planalto, o Congresso aprovou — e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou — a volta do seguro obrigatório.

A emenda teve aprovação com 444 votos favoráveis e 16 contrários. Agora, a proposta vai ao Senado.

SPVAT 262o3

Recentemente a Lei Complementar 207/24 trouxe de volta o Seguro DPVAT agora com o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Mesmo com a lei aprovada, muitas questões sobre a volta do Seguro Obrigatório ainda estavam indefinidas. 

O SPVAT garantiria indenização por danos pessoais relativos a acidentes ocorridos no território nacional em vias públicas urbanas ou rurais, pavimentadas ou não, que tivessem sido causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, bem como a seus beneficiários ou dependentes.

Ainda de acordo com a lei, o proprietário que não quitasse o Seguro Obrigatório não conseguiria licenciar o veículo.

Pela lei atualmente em vigor, a cobrança do SPVAT ocorreria a partir de janeiro de 2025. Se a proposta for confirmada pelos senadores e sancionada por Lula, não haverá a volta da cobrança. 3e31y

Comentar Cancelar resposta f445l

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas 4a124p

Projetos de Lei

CNH gratuita para baixa renda? PL propõe uso de multas de trânsito para custear habilitação 47g1n

Projetos de Lei

PL avança na Câmara e pode regulamentar o cargo de diretor de autoescola 401t3a

Projetos de Lei

Projeto quer mapear sinistros com suspeita de embriaguez e reforçar combate à violência no trânsito 3u3z4y