Calibrar os pneus é mesmo importante? Veja a resposta! 53126t

A importância de calibrar os pneus com frequência foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. 2b5373


Por Mariana Czerwonka
Calibrar os pneus é mesmo importante?
Calibrar os pneus com frequência foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. Assista!

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. E isso inclui o ato de calibrar os pneus com a frequência e orientações fornecidas pelo manual do fabricante do veículo. Esse foi o tema do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, pneus só funcionam adequadamente quando calibrados e isso é ponto pacífico.

“A engenharia por detrás dos pneus vem sendo aprimorada ao longo de décadas. E muito mais do que atribuir conforto para os ageiros, os pneus são peças fundamentais para tração, estabilidade e frenagem. Ou seja, o funcionamento e utilidade mais elementar dos veículos, depende dos pneus”, explica.

Por isso, segundo o especialista, eles devem receber especial atenção. “Nada de usar pneus fora da recomendação dos fabricantes (do veículo e dos pneus), muito menos rodar com problemas de balanceamento ou geometria, ou com pressão incorreta”, orienta.

Mariano recomenda que o condutor esteja sempre atento às condições do veículo que dirige. “É um cuidado do proprietário e do condutor. Mas é do condutor essa obrigação que tem tudo a ver com a segurança. Aproveitar o momento do abastecimento é sempre bom para conferir a pressão dos pneus, inclusive do estepe”, conclui o especialista.

Calibrar os pneus regularmente é essencial. Foto: joasouza para Depositphotos

Cuidados 3r461q

Alguns pneus ainda são equipados com câmara de ar, mas pneus sem câmara são mais seguros. Veja os principais cuidados com os pneus:

Sair da versão mobile