Maio Amarelo 2025 será lançado oficialmente em Brasília com apelo por mais empatia e menos velocidade no trânsito 3gm5b
O Maio Amarelo 2025 será oficialmente aberto no dia 5 de maio, às 15h, em Brasília, em cerimônia realizada no Ministério dos Transportes. 5s2op

O Maio Amarelo 2025 será oficialmente aberto no dia 5 de maio, às 15h, em Brasília, em cerimônia realizada no Auditório Lourenço Chehab, no subsolo do Ministério dos Transportes. A solenidade contará com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil comprometidos com a segurança viária. Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, a campanha do Maio Amarelo 2025 reforça a necessidade urgente de reduzir a velocidade nas vias. Assim como, respeitar os limites e promover atitudes mais empáticas no trânsito.
A mensagem central reflete a preocupação com os altos índices de mortes e feridos. Além disso, o impacto que a pressa e a agressividade têm no comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres.
O movimento Maio Amarelo tem coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). E, desde 2014, mobiliza o poder público, empresas, escolas e a sociedade civil para debater e incentivar práticas que salvem vidas no trânsito. A campanha é internacional, apartidária e educativa, e sua força está justamente na união de diferentes setores por um objetivo comum.
Velocidade em debate no Maio Amarelo 6x6b4p
Conforme dados recentes do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade continua liderando o ranking de infrações no Brasil. O especialista Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito, chama atenção para a gravidade dessa conduta:
“Quanto mais rápido os veículos estão, quando acontecer uma desaceleração brusca por um atropelamento, uma colisão, mais energia disponível para destruir estará presente. Não é à toa que velocidade é o principal fator envolvido nos acidentes mais graves.”
Ele ressalta ainda que, acima de um certo limite, nem mesmo o cinto de segurança e o airbag são suficientes para proteger o corpo humano em caso de sinistro.
“Vejam que não se trata de uma lei de trânsito, mas sim, de uma lei da Física. Da Natureza. Ou seja, é coisa do Universo. Respeitemos.”
União por um trânsito mais humano 4c5p3m
O Portal do Trânsito e a Tecnodata Educacional estão entre as instituições que apoiam o Maio Amarelo. E, também, divulgarão as ações promovidas ao longo do mês em todo o Brasil. Para Celso Mariano, a mobilização deve ir além da campanha:
“Todos os meses são amarelos. A busca por um trânsito mais seguro e pela redução de mortes deve ser uma constante em nossas atitudes.”
A cerimônia de abertura será o ponto de partida para uma série de ações educativas, intervenções urbanas, palestras e atividades escolares em diversas regiões do país. O objetivo é simples e urgente: salvar vidas.
Para mais informações e o ao material da campanha, e: www.onsv.org.br/maioamarelo ou portaldotransito-br.noticiascatarinenses.com.
Lamento o Portal não ter citado a utilização indevida dos conceitos e imagens de campanha da Associação de Vitimas TRANSITOAMIGO pelo ONSV em sua campanha deste ano.
A TRANSITOAMIGO, fundada por vítimas da violencia no transito anteriormente à criação do ONSV, sempre apoiou e incentivou ações de prevenção no trânsito brasileiro e o MAIO AMARELO tem as sua “impressões digitais” em seu desenvolvimento.
Esse registro lamentável não deve afetar a importância do MAIO AMARELO. Mas, sim, ampliar o conceito da RESPONSABILIDADE, que deve se estender ao respeito aos direitos autorais de peças e campanhas anteriores.
A iniciativa do Maio Amarelo é válida, embora seus resultados ainda sejam bastante limitados, em razão da impunidade que impera no Brasil. Se campanhas de conscientização fossem realmente eficazes por si só, já teríamos observado uma redução significativa nos sinistros, mortos e feridos. No entanto, na prática, esses números aumentaram — especialmente nas rodovias federais.
Ainda assim, é importante que peças de divulgação sejam criadas para o período, pois elas contribuem para o debate público e a educação no trânsito. O que é lamentável, porém, é ver uma campanha originalmente criada por uma entidade de vítimas ser alvo de um plágio evidente.
Para coibir esse tipo de prática, existe legislação específica que prevê sanções para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, nesse tipo de violação.
COMO PRESIDENTE DA ONG TRANSITOAMIGO, QUERO REGISTRAR A MINHA PERPLEXIDADE E TRISTEZA QUANTO AO PLÁGIO DO ONSV PARA A CAMPANHA DO MAIO AMARELO 2025. A TRANSITOAMIGO QUANDO LANÇOU A CAMPANHA “PLACAS”, ANTERIOR AO NASCIMENTO DO ONSV , FOI COM A PROPOSTA DE SENSIBILIZAR E ALERTAR A SOCIEDADE QUANTO AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA DIREÇÃO PERIGOSA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS DANOS E TRAUMAS DE UMA PERDA FATAL COMO O OCORRIDO COM ESTE QUE AQUI LHES ESCREVE: “A MORTE DE NOSSO PRIMOGÊNITO FABRICIO DINIZ EM TRÁGICO SINISTRO NA AVENIDA DAS AMÉRICAS, BARRA DA TIJUCA, RJ. FORAM INÚMERAS APRESENTAÇÕES/PALESTRAS NO NOSSO PAÍS E FORA DO BRASIL SEM ABSOLUTAMENTE VISAR RETORNO FINANCEIRO. NESTE MOMENTO DE INDIGNAÇÃO, TODAS AS FAMÍLIAS ENLUTADAS POR PERDAS FATAIS E/OU SEQUELAS IRREVERSÍVEIS SE UNEM NESTE PROTESTO CONTRA O INSENSÍVEL PLÁGIO CUJO OBJETIVO MAIOR É A “VANTAGEM FINANCEIRA”!