23 de maio de 2025 5j1b3i

Maio Amarelo 2025: novo sistema do Pnatrans promete reforçar a segurança no trânsito em todo País 176l4k

Ferramenta digital permite monitoramento mais eficiente das ações, inclusão de novas iniciativas e reforça a importância da prevenção de sinistros nas vias urbanas e rodovias. 56434r


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/05/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00
Maio Amarelo Pnatrans
O novo sistema do Pnatrans tem o intuito de aprimorar a gestão e o monitoramento de ações para reduzir sinistros no trânsito, objetivo do Maio Amarelo. – Foto: Marcio Ferreira/MT

Durante a abertura oficial da campanha Maio Amarelo 2025, na última segunda-feira (5), o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), lançou uma nova versão do sistema de gestão do Programa Nacional de Redução de Sinistros e Mortes no Trânsito (Pnatrans). Com o tema deste ano — “Desacelere. Seu bem maior é a vida” — o movimento ganha reforço tecnológico para melhorar a segurança viária em todo o Brasil.

A atualização do sistema acompanha a terceira versão do plano. Ou seja, oferece mais eficiência na gestão e no monitoramento de ações voltadas à redução de mortes e lesões no trânsito. Agora, é possível cadastrar, analisar, aprovar e acompanhar produtos e projetos vinculados ao Pnatrans, com relatórios detalhados que facilitam a avaliação de resultados.

Monitoramento em tempo real e inclusão de novas iniciativas 414y19

Além de permitir solicitações e alterações de cadastros — como os de pontos focais de órgãos e entidades parceiras — a plataforma traz um diferencial importante: possibilita o cadastro de novos produtos, mesmo que inicialmente não previstos no plano. Para serem aprovadas, essas iniciativas precisam comprovar sua efetividade na redução de sinistros e vítimas no trânsito.

Conforme o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a tecnologia é uma aliada na construção de um trânsito mais seguro. No entanto, é fundamental manter a atenção contínua da sociedade.

“Uma das nossas obrigações como gestores de trânsito é manter a sociedade constantemente atenta ao fato de que o trânsito, por si só, já é um ambiente de risco. Sempre que se adicionam novos fatores de risco, esse ambiente se torna ainda mais perigoso”, afirmou.

Maio Amarelo: conscientização para salvar vidas x4t65

Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento nacional de conscientização. Ele busca envolver motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, gestores públicos e toda a sociedade na adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. A iniciativa promove debates sobre segurança viária e incentiva práticas sustentáveis de mobilidade urbana.

Com apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a união entre poder público, setor privado e sociedade civil, a campanha amplia o alcance de mensagens educativas. Além disso, reforça que a preservação da vida no trânsito é uma responsabilidade de todos.

Comentar Cancelar resposta f445l

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas 4a124p

Maio Amarelo

Pedestres invisíveis: os esquecidos das políticas de segurança no trânsito 1s1h4v

Maio Amarelo

Maio Amarelo: como a tecnologia pode salvar vidas no trânsito 4t44w

Maio Amarelo

Celular ao volante: por que subestimamos um dos maiores causadores de sinistros? 5l404l