Sofreu assédio no ônibus? Saiba o que fazer e como denunciar  6t2n68

Segundo estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, cerca de 11,9 milhões de mulheres sofreram assédio no ônibus 5y725p


Por Accio Comunicação

Antes de tudo é importante reforçar que, se você sofreu assédio físico ou moral, denuncie! Embora esse cenário possa parecer incomum para algumas pessoas, essa é uma situação em que muitas das mulheres, jovens, homens, crianças e idosos não gostariam de ter ado. Entretanto, o assédio no ônibus é mais comum do que pensamos. 

Infelizmente é comum ver situações de abuso e assédio dentro do transporte público. Porém, caso se perceba que uma pessoa está sendo vítima de abuso, o que é possível fazer? 

Primeiramente, é importante estar preparada(o) para denunciar. Ao presenciar ou mesmo ar por essa situação, procure ajuda e registre o caso em uma delegacia. Confira abaixo algumas orientações. 

Foto: Envato

Quais são os tipos de assédio em ônibus?  o525d

O assédio mais frequente acontece com mulheres, em ônibus, e também em locais públicos.  

A importunação sexual pode ser caraterizada por atos como: 

Foto: Envato

De acordo com a lei nº 13.718/2018, a importunação sexual pode ser classificada como crime e tanto a vítima quanto  testemunhas podem denunciá-la. 

O que fazer em caso de assédio no ônibus?  272t4j

“Fui assediada no ônibus… com quem eu falo? O que posso fazer?”. Nesse caso, orienta-se que a vítima informe ao motorista do ônibus imediatamente.  

Isso porque os motoristas de ônibus já possuem orientação de parar o veículo, em casos como esse, e chamar a Guarda Municipal para fazer a denúncia. 

Foto: Envato

O assédio em transporte público é uma questão coletiva e todos nós devemos ajudar a combatê-lo. Se presenciar um assédio no ônibus ou em local público, ligue 180 e denuncie

Leia também:   2d3v59
Sair da versão mobile