
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciou mudanças na etapa da baliza do exame prático de direção veicular, que entrarão em vigor a partir do dia 6 de março de 2025. O objetivo da alteração é padronizar os critérios de avaliação das equipes responsáveis pela aplicação das provas.
O principal anúncio refere-se a execução e avaliação da baliza. Conforme o comunicado, o candidato deverá posicionar o veículo dentro da área demarcada, garantindo que as rodas fiquem alinhadas e paralelas ao meio-fio. Para realizar a manobra, ele poderá utilizar até três tentativas, sendo considerada uma tentativa cada vez que engatar a marcha à ré.
Ao concluir a baliza, será necessário acionar o freio de estacionamento bem como desengrenar o veículo, sinalizando ao examinador que finalizou o procedimento.
O avaliador, então, verificará se a manobra foi feita corretamente e aplicará as seguintes regras: 426k6k
- Se o veículo estiver corretamente posicionado, o exame seguirá normalmente.
- Caso o veículo esteja a mais de 50 cm do meio-fio, mas ainda dentro da área balizada, o candidato receberá uma falta leve, conforme o artigo 181, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e poderá continuar a prova.
- Se qualquer parte do veículo, incluindo os retrovisores, ultraar os limites da área balizada, o candidato será reprovado.
Autoescolas devem se preparar para as mudanças 6h3b56
Diante da atualização, o Sindicato das Autoescolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP) orienta os Centros de Formação de Condutores (CFCs) a adequarem seus treinamentos e instruções para que os alunos estejam preparados para o novo formato da avaliação.
A recomendação é que instrutores reforcem a prática da baliza de acordo com os novos critérios e que os candidatos estejam atentos às regras para evitar erros que possam comprometer sua aprovação.
Impacto na formação de condutores 1n4x3x
Alterações nos exames práticos costumam gerar dúvidas e apreensão entre candidatos e instrutores, mas o Detran.SP reforça que as mudanças visam padronizar os procedimentos e tornar a avaliação mais objetiva.
O Sindautoescola.SP recomenda que os candidatos entrem em contato com suas autoescolas para esclarecer dúvidas.