Ceará lança Jornada pela Educação no Trânsito e cria Selo de Excelência para Autoescolas 4b4h1b

O compromisso com a formação de condutores e a valorização da educação no trânsito ganhou um impulso importante no Ceará. Na última sexta-feira (25), foi oficialmente lançada a Jornada pela Educação no Trânsito e o Selo de Excelência na Formação de Condutores. Estas são iniciativas que visam transformar a realidade da segurança viária no estado e reconhecer as melhores práticas entre os centros de formação de motoristas.
O evento, realizado no auditório do Senac, em Fortaleza, reuniu autoridades, representantes de autoescolas e profissionais do setor. A ação é uma parceria entre o Sindicato das Autoescolas do Ceará e a Fecomércio. O objetivo é ampliar o debate sobre a educação no trânsito e valorizar as instituições que se destacam na qualificação de novos motoristas.
Entre os convidados, o deputado federal José Guimarães destacou o potencial da iniciativa para impactar todo o Brasil.
“Esse movimento que nasce no Ceará tem potencial para transformar a formação de condutores em todo o país. Por isso, me comprometo a, após a conclusão da Jornada pela Educação no Trânsito, viabilizar um encontro com o presidente Lula para que ele conheça de perto o setor e receba oficialmente esse projeto de reformulação, que é sério, estruturado e pensado para o futuro do Brasil”, afirmou.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Fernando Santana, o vereador de Fortaleza e chefe de gabinete do prefeito, Eudes Bringel, e o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho. Durante o evento, Catanho anunciou duas novas iniciativas em parceria com o sindicato:
- Projeto ABC Detran: voltado para incluir pessoas não alfabetizadas no processo de habilitação, com e educacional adaptado.
- Programa de Educação para Jovens: ações educativas nas escolas, promovendo a cultura de paz no trânsito desde cedo.
A participação massiva das autoescolas cearenses também marcou o lançamento. 365e5
Mais de 250 Centros de Formação de Condutores — dos 359 existentes no estado — estiveram presentes, reforçando o forte engajamento do setor com a melhoria contínua na formação de motoristas.
Para Eliardo Martins, presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, o momento é histórico para a categoria.
“Promover um dia como esse é reafirmar nosso papel enquanto agentes de transformação. Estamos construindo pontes entre a educação e a cidadania, porque acreditamos que um trânsito mais seguro começa dentro da sala de aula das autoescolas e, agora, também nas escolas e comunidades”, ressaltou.
A Jornada pela Educação no Trânsito não para por aqui: ao longo dos próximos meses, o projeto levará ações itinerantes, palestras e campanhas de conscientização a diversas regiões do Ceará, ampliando o alcance da educação para o trânsito e fortalecendo o compromisso com a vida.